quarta-feira, 1 de abril de 2009

Estragarelacoes.com vs Hi5.com

E passo a explicar. O Hi5, assim como muitas aplicações de chat e outros produtos derivados da internet, são um veículo da promiscuidade. As pessoas escondem-se atrás de monitores, muitos perdem o sentido de ética, pensando estar escondidos por uma identidade anónima, ou ao abrigo do reconhecimento geral, e vão muito além do que o bom senso aconselharia.

Os jogos de flirting em conversas de chats sucedem-se a ritmos alucinantes, sites como Hi5 e outros são autênticos mercados de carne. Há as devidas excepções, obviamente, no entanto a internet está inundada de um facilitismo exacerbado no que diz respeito à promoção de tentações e infidelidade.

O mais grave disto tudo, é de facto que dada a distância e virtualização do fenómeno, os seus utilizadores, de uma forma geral, julgam-se protegidos e ao mesmo tempo com a liberdade necessária para dizerem e fazerem o que bem entendem sem se preocuparem com a vida real. Puro engano.

Da mesma forma que existe um facilitismo em promover este tipo de relacionamento, existe também muita exposição. Um bom especialista em informática consegue, invariavelmente, ter acesso a contas de redes sociais, emails, chats, etc. As tecnologias existentes permitem tudo mais alguma coisa.

Por outro lado, as próprias mensagens públicas, muitas vezes deixam pouco a esconder. Muitas pessoas excedem-se nos comentários abertos, esquecem-se que as pessoas navegam de perfil em perfil e muitas vezes deparam-se com situações menos agradáveis. Já assisti a várias relações comprometidas e terminadas devido a uma utilização incauta e descomprometida do hi5.

Existe uma linha muito ténue entre o mundo real e o mundo virtual. Há uma convergência crescente entre ambos, que deve ser compreendida e respeitada. Daí o "estragarelações.com".

Cabe-vos agora concordar ou não. Acho que tenho o compadrio do caríssimo Ricardo Marques. :-)

2 comentários:

  1. Sim, a net (e outras situações) podem "acelerar" a vida.
    Por um lado torna as coisas mais espontâneas, mais vivas, por outro lado pensa-se menos e os actos são menos maduros e menos conscientes.

    Realmente há o perigo de sair borrada...

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo-te Cavaleira. Acrescentando o respeito pelo próximo.

    ResponderEliminar